Trata-se de um ruído branco, o sinal sonoro que contém todas as frequências na mesma potência. Isso quer dizer que não há variação de intensidade ou altos e baixos. Ele é contínuo e cria uma espécie de barreira sonora para abafar sons vindos de fora. O que significa que, na presença desse tipo de som, os estímulos auditivos mais intensos têm menos capacidade de ativar o córtex cerebral durante o sono.
É bem possível que você já tenha deixado a TV ligada em um volume baixinho durante a noite para dormir mais rápido. Você não sabia, mas estava usando a técnica do ruído branco. Outro exemplo similar é o som emitido por um ventilador ligado e até mesmo pelo ar-condicionado.
Porque utilizar o ruído branco para acalmar e ajudar o bebê a dormir?
Bebês gostam do ruído branco. Eles estão acostumados. Antes de nascer, o bebê passou nove meses ouvindo os sons emitidos pelo corpo da mamãe constantemente. Foram dias e noites embalados pelos sons reconfortantes da vida da mãe: a batida do coração, o som do sangue correndo pelo corpo, a entrada e saída rítmica de cada respiração. O ruído branco remete aos sons que ele ouvia quando ainda estava no ambiente uterino. Por esse motivo, eles se sentem tão seguros e confortáveis.
Contudo, cabe ressaltar que nem todos os bebês são iguais. Quando se trata de dormir o ruído branco pode não funcionar com o seu bebê. Portanto, pode acabar sendo um processo de tentativa e erro.