13/06/2021 às 20:25

Reflexos do recém-nascido

91
2min de leitura

Durante as primeiras semanas de vida do seu bebê, grande parte de sua atividade é reflexiva, já que ele possui um controle limitado sobre seu corpo. Para compensar essa falta de controle, a mãe natureza se certificou de que os bebês nasceriam com um conjunto de mecanismos de sobrevivência que os protegeriam de possíveis perigos. Por essa razão, embora seu bebê seja muito dependente dos pais, ele não é completamente indefeso.

Os reflexos desaparecem nos primeiros meses (ou no primeiro ano) de vida dos bebês, quando eles já não precisam mais deles. Alguns até se tornam ações voluntárias quando o seu bebê começa a ganhar controle sobre o corpo. Esses mecanismos naturais geralmente possuem uma duração curta, mas são muito importantes.

Veja abaixo nossa lista com os reflexos mais comuns:

Reflexo de Moro: Este reflexo também é conhecido como o reflexo do susto, que ocorre quando o bebê é surpreendido por um barulho alto ou um movimento inesperado. Em resposta ao som ou à ação, você verá seu bebê jogar a cabeça para trás, esticar os braços e as pernas e, finalmente, encolher os braços e as pernas contra o peito. Seu bebê pode chorar durante esse acontecimento ou até se assustar com seu próprio choro. Esse reflexo é conhecido por acordar o bebê assim que você o deita.

Reflexo de busca: Este reflexo ocorre quando o canto dos lábios do seu bebê é tocado ou acariciado. Quando isso acontece, ele abre a boca e vira a cabeça, buscando a direção do toque. Esse movimento ajuda o seu bebê a encontrar o peito ou a mamadeira para começar a mamar. Durante os primeiros dias de vida, seu bebê irá se movimentar de um lado para o outro e, finalmente, virar a cabeça em direção ao mamilo.

Reflexo de sucção: Esta ação de sobrevivência está presente antes mesmo de o seu bebê nascer. Se você teve sorte, pode ter visto o seu filho chupando o dedo durante uma ultrassonografia. O reflexo de sucção é crucial para a ingestão do leite. Quando o mamilo ou o bico da mamadeira tocam o céu da boca do seu bebê, ele começa a sugar.

Reflexo de preensão: Se você acariciar a palma da mão do seu bebê, ele automaticamente fechará a mão e apertará os seus dedos com firmeza. Com o tempo, essa reação automática se tornará uma ação voluntária.

Reflexo de Galant:  Também conhecido como reflexo de encurvamento do tronco.Esse reflexo é uma reação muscular e ocorre automaticamente como resposta a um estímulo (por exemplo, quando tocamos em sua barriga e percorremos com as mãos pelo lado esquerdo, a criança tende a virar-se para esse lado. Se tocamos no lado direito, é para a direita que o bebê vai virar).

Os reflexos são perfeitamente normais e até mesmo esperados. Eles são sinais que podem indicar aos pais e aos médicos como está a saúde geral e o desenvolvimento do bebê, bem como suas funções neurológicas.

13 Jun 2021

Reflexos do recém-nascido

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

amamentação Araçuaí fotografia Araçuaí maternidade reflexos do recém-nascido

Quem viu também curtiu

14 de Mai de 2021

TERMORREGULAÇÃO NEONATAL

06 de Set de 2021

Quando devo agendar o ensaio Newborn?

05 de Mai de 2021

COMO ACOLHER UMA MÃE NO PUERPÉRIO

Logo do Whatsapp