É um termo usado pra descrever um choro inconsolável e uma irritação que acontece no final da tarde, começo da noite, normalmente de duas semanas até os 04 meses. E costuma coincidir com o período de cólica do lactente (é, inclusive, um diagnóstico a se pensar nessas situações). Outras coisas que podem causar isso é um padrão de sono irregular durante o dia, privação de sonecas, superestimulação e acúmulo de cansaço.
Normalmente nesta hora nada do que costuma acalmar o bebê durante o dia parece funcionar… Esse choro inconsolável pode durar 30 minutos, 1 hora ou várias horas a fio.
O bebê pode tanto querer mamar com muita frequência quanto não querer mamar de jeito nenhum. Ele também pode parecer cansado, mas não dormir. Por vezes, até parece que nem o próprio bebê sabe o que quer – o que, de fato, pode ser verdade.
Costuma ser uma tarefa árdua acalmar os pequenos quando passam por tais momentos, no entanto, é importante compreender que os bebês se comunicam chorando. Ou seja, quando precisam comunicar seu mau humor, cansaço, tédio ou irritação, eles simplesmente choram. A solução para isso, na maioria das vezes, é o acolhimento, a calma, o aconchego e a segurança. Mas algumas outras dicas também podem ajudar mamães e papais a passar por este momento. Confira:
1. Dê colo
Em muitos casos, o contato pele com pele já ajuda a acalmar o bebê. Por isso, abrace, acolha e dê colo. Lembre-se de que o bebê precisa de você para se sentir seguro! Para que isso aconteça, você pode apostar em várias técnicas aconchegantes, como o uso de slings para bebês.
2. Amamente
No momento em que seu bebê está chorando sem motivos aparentes, ofereça o peito a ele. Embora o choro não seja necessariamente de fome, amamentar transmite conforto, fazendo com que os pequenos se sintam mais seguros e se acalmem.
3. Escolha um local tranquilo
Quanto mais sossegado e silencioso for o ambiente, menos agitado o bebê fica. Portanto, uma boa dica é baixar as luzes, desligar os eletrônicos e deixar tudo bem quietinho.
4. Dê um banho
Um banho morninho também pode ser uma ótima maneira de acalmar o bebê. Água sempre relaxa os bebês. Aproveite este momento para fazer uma massagem, conversar e cantar baixinho para ele.
Você tem alguma experiência para compartilhar sobre a hora da bruxa? Tem alguma dica que gostaria de compartilhar? Deixe aqui nos comentários!